28

mar

Como se hospedar bem e economizar

É muito importante saber como aproveitar ao máximo, existe um equilíbrio entre preço, conforto, comodidades, localização que faz toda a diferença.

Abaixo alguns tópicos que vão te mostrar tudo o que é preciso para se hospedar barato e sem perrengue.

• Tudo se resume a localização, conforto e preço;
• De novo: vá na baixa temporada! ;
• Qual a sua prioridade? ;
• Como identificar o tipo de hospedagem;
• Sozinho, casal, família, amigos. Qual a melhor hospedagem para seu caso? ;
• De porta em porta sai mais barato mesmo? Depende…;
• Encontre sua hospedagem barata aqui;
• Pague quanto quiser! ;
• Se hospedando na faixa! ;
• Trabalhar em troca de hospedagem

Tudo se resume a localização, conforto e preço

O tripé de toda hospedagem é sua localização, o conforto que ela oferece e o preço cobrado. É do equilíbrio desses 3 fatores que se pode dizer se você está economizando ou não. E isso está totalmente ligado ao o que você está disposto de abrir mão.

Pois é, não tem mágica. Não é possível ter o melhor desses 3 fatores. Um deles deverá ser sacrificado, pelo menos um pouco.

E qual deles é melhor de abrir mão?
A resposta é muito pessoal. Eu na maioria das vezes abro mão do conforto, pois não viajo pra ficar dentro da hospedagem mesmo. Porém tem gente que não abre mão desse item. Como vai de cada um vou aqui colocar como cada um deles afeta sua experiência.

Localização, o que considerar
Nas pequenas cidades não foge muito a regra da melhor localização ser no centro. Porém tem muitos casos de a melhor localização ser próximo a grande atração da cidade, que pode ficar longe mas muitas vezes só tem aquilo mesmo.

Nas grandes cidades, além do tradicional centro, vale muito considerar se essa localização está próximo a bons meios de transporte, principalmente metrô. A facilidade e velocidade que se ganha com isso pode compensar uma distância eventualmente maior e consequentemente mais barata também.

O que evitar
Uma das principais coisas que se deve considerar é o tempo de deslocamento. Escolher uma localização pelo preço e descobrir depois que você leva 2 horas para chegar a algum lugar minimamente interessante não é economia nenhuma. Lembre-se: o tempo é importante na sua viagem. Mesmo que você viaje para uma praia para não fazer nada, demorar até chegar lá é perder o seu precioso tempo.

Dica legal!
Vida noturna – se hospedar num bairro que já tem uma vida noturna efervescente, mesmo que te custe um pouco mais, pode acabar te economizando muito dinheiro. Nem toda cidade têm transporte público 24 horas e pegar um táxi na madrugada sai caro em qualquer lugar.
Estando no seu bairro, você pode sair pra jantar, curtir uma balada, admirar as luzes noturnas, tomar uma cerveja e voltar tranquilo para sua cama, a pé!

Conforto
Aqui estou considerando conforto todas as comodidades incluídas na diária.
Se o lugar tem café da manhã incluso, é um conforto e uma provável economia que você deve considerar.

É um lugar quente como o inferno? (quem já foi em Manaus ou Bangkok sabe o que eu estou falando) Talvez o conforto de um ar condicionado não seja um luxo, mas uma verdadeira necessidade. Percebe que a linha entre conforto e luxo pode ser bem tênue?

O que considerar
A cama! É sério! Todo o resto pode ser relevado, agora passar a noite em colchão mole ou duro demais não dá! Você não vai descansar e acordar mau humorado e dolorido. Procure informações sobre isso, seja perguntando ao hotel, em comentários, com outros hóspedes. É importante!

Limpeza: verifique o que outros hóspedes falam daquele lugar. Uma pechincha, super bem localizada e com ótimo preço tem que ter algum defeito.

Manter um lugar limpo requer muito trabalho e é comum lugares que deixam a desejar nesse quesito.

Comodidades: vai aqui uma lista do que deve ser considerado e pode gerar muita economia.
• Café da manhã;
• Cozinha disponível para uso;
• Lavanderia;
• Parcerias: a hospedagem ter descontos em passeios, transfers, atrações;
• Wi-Fi grátis;
• Computador para uso;
• Bar;
• Check in flexível;
• Lockers, cofre e local para deixar a bagagem;
• Ar condicionado;
• Banheiro compartilhado;
• Quantidade de pessoas por quarto (quando compartilhado);
• Chuveiro quente: pergunte por chuveiro quente. Na Índia perguntei se tinha água quente e me disseram que tinha. Quando cheguei no lugar, cadê a água quente? Fui reclamar e o senhor calmamente me explicou: nós temos água quente, só não temos chuveiros quentes. E me trouxe um balde de água quente. kkkk

O que evitar
• Lugar com fama de sujo (óbvio);
• Avaliação ruim dos funcionários;
• Que cobram por coisas normalmente gratuitas como Wi-Fi por exemplo;
• Pagar por status: pagar mais para ficar em hotel x ou y porque determinado arquiteto projetou não merece seu rico dinheirinho. Gosta de arquitetura? Qualquer hotel dá pra entrar e circular pelas áreas comuns, visite o hotel renomado, tire fotos, tome um drink no bar e volte para seu hostel!

Preço
Quero economizar então o mais barato sempre deve ser o escolhido.
Calma lá! É do equilíbrio dos 3 itens que se faz economias. Escolher uma hospedagem só pelo preço e descobrir que o lugar é imundo, mal frequentado, longe, sem nenhuma comodidade não é economia nenhuma, é só sofrimento!
O preço é importante mas não pode ser o único fator.
Pese os prós e os contras de tudo. Minha mãe já dizia: o barato sai caro! Pense nisso!

Viagem na baixa temporada!
Sim é óbvio mas não tem muita gente que segue. Senão as temporadas não seriam tão cheias.
Enfim, na baixa temporada os preços serão melhores, terá promoções e mais opções.
Não se esqueça que temporada varia de lugar para lugar. Desde a questão climática até por festas locais. Setembro não é temporada de nada no Brasil, mas em Munique pela Oktoberfest é a época mais cheia do ano. Se planeje, viaje na baixa e economize dinheiro.

Qual a sua prioridade?
A resposta a essa pergunta define o que você irá abrir mão do tripé para economizar na hospedagem. Localização, conforto ou preço.

Isso não tem nada a ver com ter dinheiro ou não. Ele está mais ligado ao comportamento de cada um.

Se você gosta de conhecer a cidade a pé, quer andar pela primeira vez num trem em Amsterdã e quer economizar, ficar um pouco mais longe não será problema. Então sacrificando um pouco a localização vai salvar um dinheiro.
Ou você prefere ficar num ótimo local, próximo a tudo que te interessa e não tá muito preocupado se o lugar tem café da manhã, a localização é o mais importante.

Você só funciona com uma noite impecável de sono? Um quarto com uma boa cama, tranquilo e com um bom café da manhã é a sua pedida. Vai pagar um pouco mais por isso mas vai ganhar tendo energia para gastar no dia seguinte.

Então seja sincero consigo mesmo, defina sua prioridade e economize onde te faz menos falta.

Enfim são inúmeras as opções e considerações para quando se vai viajar, hoje são inúmeras as ferramentas para pesquisar e se informar sobre os melhores lugares para se hospedar quando viajar.

E se você vier para o interior de Campinas –SP hospede-se no Hotel Nova Odessa localização privilegiada e central na região do Polo Têxtil, situado em Nova Odessa-SP.


Os comentários estão fechados.